SHADOWHUNTERS UMA SERIE VICIANTE



Hey galera!

Ano novo, séries novas! E que tal Shadowhunters, minha principal aposta para o ano. Baseada no universo literário dos Caçadores de Sombras, criados por Cassandra Clare, a série possui um vasto material de origem e tem deixando ansiosos tanto os fãs da obra original, quanto os amantes de uma boa série de fantasia.

Esse é o primeiro de uma série de especiais que estamos preparando, com o objetivo de deixar você, leitor, a par de tudo sobre a nova aposta da Freeform. Aperta os cintos e vem com a gente!

O Universo Shadowhunter

A série Shadowhunters é baseada no grande universo dos Caçadores de Sombras, criado pela autora norte-americana Cassandra Clare. E quando falamos grande universo, caro leitor, isso não é uma hipérbole. Até agora, são 2 séries publicadas:
Os Instrumentos Mortais (o ponto de partida da série, situada na Nova York de 2007), composta por:

                   

Cidade dos Ossos
Cidade das Cinzas
Cidade de Vidro
Cidade dos Anjos Caídos
Cidade das Almas Perdidas
Cidade do Fogo Celestial

As Peças Infernais (uma espécie de prequel, situada cerca de 150 anos antes de Instrumentos Mortais, na Londres Vitoriana), composta por:

     

Anjo Mecânico
Príncipe Mecânico
Princesa Mecânica

Somam-se as duas séries um livro de contos protagonizado por Magnus Banes e o Códex dos Caçadores de Sombra, uma espécie de “guia” do universo. Pensa que parou aí? Não. Atualmente, a autora escreve Os Artfícios Negros, uma série de 3 livros que continua a história de Instrumentos Mortais e The Last Hours, uma série de 3 livros que continua a história de Peças Infernais. Ainda está prevista uma última série chamada The Wicked Powers, a ser situada após Artifícios Negros.

Além disso (sim, além!), a autora escreve diversos contos, em parceria com outros escritores, será lançado mais um livro de contos, agora protagonizado por Simon Lewis. E, obviamente, ela irá escrever mais alguns no intervalo entre as séries vindouras.

A série de TV da Freeform, inicialmente, vai seguir a história contada em Instrumentos Mortais. Onde e se as demais séries do universo se encaixarão na trama, só o tempo (e a audiência) dirá.



A História

De uma maneira geral, e sem entregar spoilers da trama, dá pra dizer que Shadowhunters é uma série sobre tudo. Você gosta de vampiros? Vai encontrá-los. Lobisomens? Também. Isso sem mencionar as fadas, os anjos, os demônios, os feiticeiros… É um pacote completo.

Os Caçadores de Sombras do título são uma raça especial: Híbridos entre humanos e anjos, os chamados nephilins. Eles existem há milhares de anos e possuem suas próprias leis, sua organização, seu treinamento… Um mundo completamente à parte. Sua missão é proteger o mundo mundano (humano, em nossas palavras) das ameaças que o cercam diariamente: Basicamente os demônios e algum membro do Submundo (chegaremos a isso numa próxima parte) que ouse quebrar as regras.

O pontapé da história acontece quando Clarissa “Clary” Fray, uma jovem de 18 anos (no livro, 16) descobre, da noite pro dia, que faz parte deste universo. Após presenciar uma caça a demônios numa festa e se encontrar com Jace, Alec e Isabelle, 3 caçadores de sombras do Instituto de Nova York, Clary se vê jogada neste mundo da noite pro dia, após o misterioso desaparecimento de sua mãe, ao lado de seu melhor amigo, Simon. Agora, todas as lendas serão reais. E tudo que ela acreditava ter sido sua vida, na verdade era uma farsa.



A Mitologia

Os Caçadores de Sombras surgiram há muito tempo, quando Jonathan Shadowhunter (daí o nome da raça), um guerreiro nascido no século XI, preocupado com o avanço dos demônios sobre o mundo humano, pediu a ajuda de um feiticeiro para convocar o grande anjo Raziel, as margens do Lado Lynn. Ao se encontrar diante do ser místico, Jonathan expressou o seu desejo de ver um mundo livre dos demônios e implorou a Raziel que o ajudasse, misturando seu sangue ao do anjo em um cálice e criando, assim, a raça dos Nephilin. Vendo que as intenções de Jonathan eram nobres, Raziel concordou com o pedido e assim nasceram os Caçadores de Sombras, com o objetivo de livrar a terra dos demônios.

                              


O cálice no qual o sangue de Jonathan e Raziel se misturaram se transformou no primeiro dos 3 Instrumentos Mortais: O Cálice Mortal. Na ocasião, Jonathan recebeu das mãos de Raziel os outros 2 instrumentos, a Espada e o Espelho. Na série de tv, certamente veremos sobre a mitologia em torno dos 3 Instrumentos.

Começando a nova era, Jonathan transformou sua irmã Abigail e seu amigo David em Caçadores de Sombras. Jonathan e David foram o primeiro par parabatai (a ser explicado logo abaixo) e instituiram a cerimônia à Lei. Tudo que conheceremos do universo dos Caçadores de Sombras, como Idris e a Clave, tiveram seu ponto de partida aqui.



Elo Parabatai

O elo Parabatai é um dos pontos fortes da mitologia criada por Clare. Conheceremos esse tipo de ligação através de Jace e Alec, irmãos de criação. A ligação estabelece uma conexão forte entre duas pessoas que decidem se proteger e lutar juntas pelo resto da vida. Essa decisão é tomada antes que o Caçador de Sombras chegue a vida adulta, aos 18 anos. É uma escolha de ambas as partes e não pode ser desfeita, por isso não é obrigatória aos caçadores. Durante a cerimônia de ligação, ambos parabatai são marcados com uma runa no peito, que só se apaga quando a ligação é rompida pela morte de uma das partes. Apesar de parecer uma ligação mais forte, o elo parabatai estabelece algo além disso. As partes são capazes de sentir as dores do outro, numa espécie de conexão transcendental.

                  Imagem de the mortal instruments, nephilim, and jace herondale


E, mesmo Jace e Alec sendo os primeiros que conhecemos assim, muitos outros casos parabatai aparecem ao longo da série, como Valentim e Luke – um caso de ligação que tomou proporções bastante traumáticas e não acabou muito bem. Nos livros, a relação desse tipo que mais se destaca é Will e Jem, em Peças Infernais. A cumplicidade entre os dois é o grande diferencial dessa trilogia, que peca em muitos pontos, menos na criação desses personagens e da sua ligação. Se toda a emoção e cumplicidade que Clare estabeleceu para esse tipo de ligação nos livros for passado para a tela (Dominic e Matthew, interpretes de Jace e Alec, respectivamente, já parecem bem ligados um ao outro), com certeza conheceremos uma amizade elevada a maiores proporções.


Os Institutos
                          Resultado de imagem para os instituto de shadowhunters

Os Institutos são a casa dos Caçadores de Sombras. Espalhados pelo mundo, eles se localizam em grandes centros urbanos e servem como um abrigo para qualquer Caçador ou aliado. Eles sempre se localizam em templos sagrados, onde a presença de membros do submundo não é permitida, no caso em grande Igrejas – Cassandra Clare mesma já declarou que a Igreja da Sé, em São Paulo, é um dos Institutos no Brasil. Aos mundanos, o local sempre será visto apenas como uma Igreja, tornando-se visível apenas àqueles que possuem a Visão. É no Instituto que os caçadores recebem treinamentos de luta, linguas e história do seu povo – toda a preparação para se tornar um grande caçador acontece ali.

Na trama de Shadowhunters, conheceremos o Instituto de Nova York, comandado pela família Lightwood e Hodge. Lá veremos grandes feitos dos nossos personagens, além de descobrir alguns mistérios do passado, ao passo que a trama se desenvolver.

Espero que tenham gostado do post de hoje,compartilhe com os seus amigos viciados nessa serie, e quem sabe mas pra frente fizermos um post falando dos perssonagens principais!


                          Resultado de imagem para os institutos de shadowhunters